COMO FAZER UM BOOKTRAILER

 

O booktrailer é uma maneira mais prática para promover um novo livro.

Nem todos os escritores possuem habilidades técnicas, mas é possível montar um booktrailer cativante, como se tivesse mais experiência com a mídia de computador. É também um divertido processo criativo que pode ser muito benéfico para os escritores, uma vez que requer pensar sobre a história de uma maneira nova e muito visual.

Para desenvolver o booktrailer, existem três etapas importantes:

  1. Pré-Produção ou Presentation Transcript

  2. Produção

  3. Pós-Produção

  1. PRÉ-PRODUÇÃO

Esta parte é fácil para os escritores acostumados a resumir suas obras inteiras em apenas algumas frases. Escrever algumas frases destacando os pontos-chave da história, os conflitos, o foco em apenas alguns personagens, o enredo principal.

A maneira mais exata é fazer o texto como se fosse um roteiro para cinema. Imaginar o livro como um filme do qual será, obviamente, feita a edição para se transformar em trailer de filme.

Esta sinopse vai agir como a voz mais profunda, que acompanha a maioria dos previews do filme, que define a trama para o público, enquanto os clipes vão sendo mostrados.

  1. PRODUÇÃO

De posse desta sinopse, será desenvolvida a preparação do argumento e do roteiro, montagem do storyboard, decupagem ou análise técnica.

Com o storyboard é possível visualizar o que o escritor deseja. Além do desenho há descrição de imagem e áudio.

Selecionar imagens que representem a história. Neste processo da produção, com o storyboard ou a sinopse em mãos, deve-se observar cada frase da sinopse e anotar algumas imagens que vêm à mente como fotos de personagens em determinadas situações, ou imagens que sejam mais simbólicas.

Muitas vezes pode ficar difícil encontrar fotos de pessoas que olhem da maneira que os escritores imaginam seus personagens. Mas as fotos podem ser mais de definição, de objetos importantes para a história, ou qualquer outra coisa que o escritor possa imaginar.

É uma chance de ser criativo e fazer um trailer rico de simbolismo.

O importante é encontrar uma imagem para cada frase ou para um conjunto de ideias. Imaginar as imagens como um slideshow, com as frases embaixo das imagens ou exibidas entre cada imagem.

  1. PÓS-PRODUÇÃO

É a última etapa da produção do booktrailer. É quando se faz a edição ou montagem das imagens, dando ao booktrailer o aspecto final.

É adicionada a trilha-sonora; o revestimento digital (efeitos especiais: visual e sonoro).

Uma vez que a apresentação está completa, considerar a busca de uma música (ou várias) para jogar junto. Esta pode ser uma ótima maneira de definir o humor para a história - músicas pop para uma novela, luz contemporânea, escuro, a música clássica para um mistério histórico.

Essa é uma oportunidade para se fazer algo realmente criativo!

Finalmente o booktrailer está pronto. É apresentado para a análise interna  e depois exibido para o cliente. Em seguida é disponibilizado nos sites do cliente e enviado para outras mídias para divulgação.

 

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