APRESENTAÇÃO

 

Esta apresentação é composta de informações valiosas para se entender bem o que é um Booktrailer e todas as perspectivas desta novidade. Existem dois modelos de booktrailer, o grátis e o comercial. O modelo de que vou tratar aqui é o comercial, pois engloba informações profissionais e outras aplicações mais abrangentes que o modelo grátis não comportaria, por ser realizado com conteúdo não profissional, contudo, não menos merecedor de crédito.

Analisando o mercado editorial e pesquisando em sites e fóruns nacionais e internacionais sobre o assunto, percebi que a ideia ainda não vingou por completo em virtude muitos desconhecerem o que é um “Booktrailer”, ou trailer de livro, por ser uma hipermídia recente, e por haver a necessidade da existência de um “ícone” que “entre na coisa de cabeça” para que seja o desbravador.

Potencial o mercado tem.

Seja aqui no Brasil, na América do Sul ou em quaisquer outras partes do planeta.

Tenho a seguinte visão: a internet possibilita infiltrar-nos em todos os mercados editoriais e sites relacionados ao meio literário em todo o Mundo, portanto, vislumbro a oportunidade para um mercado exponencial, mas imaturo, em fase de crescimento, ainda engatinhando, carente de conteúdo que mostre fortes tendências.

Vejo essa oportunidade num mercado abrangente, mas segmentado:

  1. Área editorial 

  2. Internet — Sites literários (poesia, contos, crônicas, novos autores, etc)

  3. Operadoras de telefonia

  4. Etc.

  1. Área editorial

Imagine só o potencial das editoras em ter alguns dos seus livros transformados em booktrailer. A amplitude da divulgação dos seus autores e da própria editora. Esse processo vai trazer uma nova mentalidade e atração pelo gosto da leitura, dando ao leitor uma maneira mais ágil para conhecer os autores da editora assim como fazer uma definição dos livros, antes da compra. Vai chegar o momento em que os leitores irão preferir “assistir” ao booktrailer, a fazer a leitura textual do resumo na tela do computador.

Um booktrailer pode ter a duração de 20, 30, 45, 50 segundos, podendo chegar até 1 minuto ou mais, dependendo do que se pretende passar de informação, a respeito do livro.

  1. Internet

Vamos imaginar o mercado, ainda virgem, dos milhares de sites de literatura que abundam na internet mas que desconhecem o que é um booktrailer. Qual autor não desejaria ver o seu livro transformado num booktrailer?

  1. Operadoras de telefonia.

Vejamos a abrangência do booktrailer. A tecnologia de ponta nos permite, hoje, levar o conteúdo do booktrailer para os mais diversos segmentos de mídia, usando os mais variados codecs: 3gp, 3gpp, AVI, Mpeg-4, WMV, Xvid, DivX, ANDROID e que estão sendo usados em Celulares (a maioria dos aparelhos já trazem softwares para vídeos), iPods, iPhones, Smartphones, etc.

A gama de distribuição do booktrailer através de aplicativos pode crescer de modo exponencial na medida em que as editoras forem estreitando o relacionamento com seus leitores, e novas mídias sejam desenvolvidas para a sua divulgação.

E, assim, o nicho editorial pode divulgar seus autores e fazer os lançamentos dos livros via celular.

Em si, é um novo universo que se apresenta e que não pode ficar estacionado... com infinitas possibilidades de negócios que se apresentam!

 

Então, gostou do que leu?

 

Solicite já o seu BOOKTRAILER!